sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009
Professores das redes estadual e municipal já têm data para parar
Postado por Suzana às 15:41 0 comentários
Apenas 5 capitais alcançaram metas em língua portuguesa para alunos da 4ª série
18/02/2009 - 11:37
Postado por Suzana às 15:21 0 comentários
Unicef lança cartilha voltada para o ensino fundamental indígena
|
Postado por Suzana às 15:20 0 comentários
De cada 10, menos de 2 alunos da 8ª série têm conhecimento em Matemática
18/02/2009 - 11:43
Postado por Suzana às 15:18 0 comentários
Um a cada cinco professores brasileiros é temporário
20/02/2009 - 12:02
Postado por Suzana às 15:17 0 comentários
Mesmo de férias, deputados gastaram R$ 4,8 milhões da verba indenizatória
Postado por Suzana às 15:16 0 comentários
Desvalorização dos professores é uma das causas da baixa qualidade do ensino, aponta especialista
Postado por Suzana às 15:14 0 comentários
projeto 1ª semana de aula
Projeto de Adaptação escolar –
Justificativa:
Os primeiros dias na escola geram expectativas, ansiedade, insegurança, angústias, medos e dúvidas em pais, crianças, professores e funcionários. Considerando esse momento muito importante é fundamental desenvolver um trabalho que facilite a transição do ambiente familiar ao escolar, pensando e planejando atividades que garantam uma inserção gradativa, envolvendo todos em um ambiente afetivo e acolhedor.
Objetivo:
- Proporcionar um ambiente agradável e acolhedor, visando o bem-estar do educando;
- Que a criança sinta-se acolhida como um indivíduo se integrando á dinâmica do grupo.
- Desenvolver atividades que permitam que as crianças e pais conheçam e interajam entre si, professores e funcionários.
- Familiarizar a criança ao espaço escolar e sua rotina;
- Oferecer aos pais sugestões, dicas e idéias que facilitem este momento de separação e conquista;
- Que a criança sinta-se á vontade para manifestar suas emoções e necessidades;
- Estabelecer uma comunicação entre pais e membros da escola com a participação da criança.
Conteúdos Conceituais
§ Identificação das pessoas suas funções no ambiente escolar;
§ Conhecer o espaço físico e a rotina da escola;
§ Construção da própria imagem e da identidade;
§ Valorização positiva da própria identidade;
§ Elaboração oral e coletiva de regras de convivência.
Conteúdos procedimentais
- Adaptação aos ritmos e às rotinas da vida da escola;
- Reconhecer as pessoas e suas funções na escola;
- Situar-se e orientar-se nos espaços físicos da escola;
- Reconhecimento dos espaços que são de seu uso;
- Manifestação das próprias necessidades, vivências, emoções e sentimentos;
- Aceitação da separação;
- Hábitos de autonomia com seus pertences.
Conteúdos Atitudinais
- Enfrentar e superar as dificuldades do processo de adaptação;
- Adaptação aos ritmos e às rotinas da vida escolar;
- Participação na vida da escola;
- Interesse pela relação afetiva com a educadora e com os companheiros;
- Confiança e segurança progressiva nas suas próprias possibilidades;
- Interesse para vencer as dificuldades da transição do ambiente familiar para o escolar;
- Aceitar a separação da família como um processo natural e necessário.
interdisciplinaridade
Língua Portuguesa
Linguagem oral:
- Conversas, relatos de vivências, narração;
- Nomear a professora, funcionários e colegas;
Linguagem escrita:
- Conhecer a escrita do nome através de crachá e lista de nomes;
- Pseudoleitura das regras de convivência.
Matemática
- Orientação Espacial;
- Percurso de trajeto, localização;
- Contagem oral;
- Jogos matemáticos;
- Leitura de calendário.
Natureza e Sociedade
- Profissões (apresentação de funcionários e suas funções);
- Observação dos diferentes ambientes do espaço escolar.
Visual
- Pintura livre (interferência);
- Modelagem
- Recorte e colagem;
- Fantoches, vídeos, slides.
Movimento
- Roda cantada;
- Ginástica;
- Dança;
- Jogos simbólicos
- Esquema corporal.
Postado por Suzana às 14:38 0 comentários
domingo, 1 de fevereiro de 2009
CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR DO DCE-UFRN ABRE INSCRIÇÕES
Estão abertas, desde ontem (30), matrículas para o cursinho pré-vestibular do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte do ano de 2009. As inscrições são feitas na sede do próprio DCE, no setor I de aulas, das 9h às 16h. As aulas serão ministradas na própria UFRN, a partir do dia 2 de março de 2009. O aluno pode escolher entre os turnos vespertino (13h às 17h) ou noturno (das 19h às 22h).As vagas são limitadas. Mais informações, ligue: (84) 3215-3325. Para fazer a iscirção, o candidato deve levar os seguintes documentos: - Duas fotos 3x4; - Cópia do RG; - Cópia do CPF; - Cópia do comprovante de residência; - Cópia do histórico do Ensino Médio ou declaração de mesma espécie; - Taxa de R$35 referente à matrícula; - Taxa de R$40 referente à primeira mensalidade (março de 2009). Obs: Todas as cópias devem estar companhadas dos documentos originais. Fonte: DCE-UFRN
Postado por Suzana às 09:31 0 comentários
CALENDÁRIO DE PAGAMENTO - ESTADO DO RN
O Calendário desse ano segue o mesmo modelo dos anteriores. No 1º dia de pagamento os funcionários com matrículas de 1 a 5; no 2º dia o restante. Janeiro: dias 29 e 30 – Fevereiro: 26 e 27 – Março: 27 e 30; Abril: 29 e 30 – Maio: 28 e 29 – Junho 29 e 30 – Julho 29 e 30 – Agosto: 27 e 28 – Setembro: 29 e 30 – Outubro 29 e 30 – Novembro: 27 e 30 - Décimo terceiro (13°): dia 18 de dezembro ; Dezembro 29 e 30.
Postado por Suzana às 09:13 0 comentários
PROFESSORES
Mobilização pelo piso salarial promete continuar em 2009
Segundo a deputada Fátima Bezerra, os parlamentares querem a inclusão das gratificações no piso (Foto: João Luís)
Para os professores, a decisão do STF de restringir alguns artigos da lei do piso impede que seja definida uma jornada de trabalho justa para os docentes (Foto: João Luís)
O deputado Artur Bruno disse que na próxima semana já começam as manifestações pelo piso salarial (Foto: José Leomar)
Postado por Suzana às 09:10 0 comentários