BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

terça-feira, 31 de março de 2009

Sinte acredita na continuidade da greve

A assembléia dos professores do estado ainda não acabou, mas a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sinte) adianta que o clima aponta para continuidade da greve. O encontro da categoria está acontecendo na Escola EstadualWinston Churchuil, desde às 14 horas, desta terça-feira(31). De acordo com a coordenadora do Sinte, Fátima Cardoso, o resultado da última reunião com a Secretaria Estadual de Educação não foi considerado razoável. O secretário da pasta, Ruy Pereira, começou a cortar o ponto dos professores que não voltaram às aulas nesta terça-feira.A assembléia está prevista para terminar por volta das 17h. Fonte: nominuto.com

Terça-feira, 31/03/2009 às 15h56

Escolas com nota baixa em avaliação vão receber R$ 517 milhões do MEC

O Ministério da Educação (MEC) vai liberar R$ 517 milhões para escolas que obtiveram baixo rendimento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) aferido em 2005 e 2007. O indicador foi criado em 2005 e funciona como um termômetro da qualidade do ensino. Os recursos fazem parte do programa Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE - Escola) cujo objetivo é auxiliar o gerenciamento das unidades de ensino para melhorar a qualidade da educação. Cerca de 27 mil escolas devem receber entre R$ 10 mil e R$ 75 mil ao longo de 2009. O valor varia de acordo com o número de alunos matriculados. Os estados que concentram o maior número de escolas participantes do programa são Bahia (3.248), Minas Gerais (2.772), Rio de Janeiro (2.031) e São Paulo (2.029). O dinheiro será repassado em duas parcelas, em data a ser definida pelo Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O MEC recomenda que os recursos sejam usados para financiar ações estratégicas previstas no plano da escola para melhorar a aprendizagem. Cinco ações devem ser priorizadas: investimentos na qualificação do conselho escolar, no Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo), em programas de educação integral e de abertura de escolas no fim de semana, além de projetos de acessibilidade, como construção de rampas e banheiros adaptados para alunos com deficiência.

Agência Brasil

Mobilização nacional de professores começa 5ª com audiência na Câmara

A Comissão de Educação e Cultura (CEC) da Câmara dos Deputados e a Frente Parlamentar em Defesa do Piso dos Professores realizam nesta quinta-feira, 2, às 9h, no Plenário 10, uma audiência pública para analisar a implementação do piso salarial profissional do magistério público no Brasil. A reunião contará com a participação de representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), dos sindicatos estaduais filiados à Confederação, e de parlamentares federais e estaduais que compõem a Frente que defende o piso, coordenada pela deputada Fátima Bezerra (PT/RN). Como parte das ações em defesa do piso, a Comissão de Educação, a Frente em Defesa do Piso e a CNTE estão solicitando audiência com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, e com o ministro Menezes Direito (encarregado em produzir o acórdão da liminar à ADI 4167), para cobrar o imediato julgamento do mérito da Ação Direta de Inconstitucionalidade contra a Lei do Piso. Manifestação Também no dia 2 de abril, a CNTE e suas afiliadas realizarão um ato público em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF) para exigir o cumprimento da Lei 11.738/08, a publicação do acórdão referente à liminar concedida à ADI 4167, e o julgamento do mérito da ação movida contra a Lei do Piso pelos governadores considerados pela categoria “Inimigos da Educação, Traidores da escola pública”. Na ocasião, os professores que ainda recebem menos de R$ 950,00 vão apresentar seus contracheques. Será cobrada também a publicação do acórdão relativo à ADI 3772, que estendeu a contagem do tempo da aposentadoria especial do magistério para os professores que desempenharam, ao longo da carreira, funções de direção escolar, coordenação ou assessoramento pedagógicos. Paralisação nacional No dia 3 de abril, A CNTE também está convocando uma paralisação nacional dos trabalhadores em educação para exigir a implementação do Piso Salarial Profissional Nacional pelos estados e municípios. Segundo a CNTE, a lei estabelecendo o valor do piso em R$ 950,00 não está sendo cumprida e por isso a categoria vai parar em todo o país. A data e duração da greve nacional pelo piso serão definidas no próprio dia 3, durante a reunião do Conselho Nacional de Entidades da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).
DN Online

domingo, 29 de março de 2009

Viver a Páscoa

É ser capaz de mudar, É partilhar a vida na esperança, É lutar para vencer toda sorte de sofrimento É dizer sim ao amor e à vida, É investir na fraternidade, É lutar por um mundo melhor É ajudar mais gente a ser gente, É viver em constante libertação, É crer na vida que vence a morte." Desejo a você uma excelente PÁSCOA. Que além de muitos ovos de chocolate, VOCÊ possa também renascer e renovar!"

O que é a Páscoa

REFLEXÃO

Psiu... Você mesmo, que está aí olhando... Que tal uma paradinha para refletir... e refletir sobre você ... Pensar em tudo de bom que existe aí dentro desse coração! Saiba que você é uma pessoa maravilhosa, capaz de fazer muita coisa boa, útil e expressiva, e que no seu coração estão guardadas coragem e confianças suficientes para realizar seus desejos. Mas não se esqueça, de buscar em cada minuto de seus dias, motivos de alegria e esperança, não se importando com as situações adversas que aparecem. Você deve escolher ser feliz e tornar isso possível, com pensamentos positivos, não perdendo nunca o entusiasmo pela vida e pelo amor, mas principalmente, tendo a certeza de que Deus sempre abençoa quem ama e quem faz da vida um prazer. Um dia maravilhoso com muita Paz para você!

Páscoa

Páscoa é tempo de meditar, de buscar, de agradecer, de plantar a paz. Tempo de oração!!! Tempo de abrir os braços, de abrir as mãos e de ser mais irmão. Tempo de recomeçar! Tempo de concessão, de compromisso, de salvação. Tempo de perdão. Tempo de libertar, de libertação, de passagem, de passar... Para onde? Para a luz, para o amor, para a vida que é eterna! É Tempo de Ressurreição!

MAS AFINAL QUAL O SIGNIFICADO DOS PRINCIPAIS SIMBOLOS DA PÁSCOA?

COELHO - O coelho é símbolo de fertilidade e se propaga facilmente, como deve se propagar a boa nova da ressureição pelo mundo afora.

OVO - Simboliza a ressurreição, porque dentro dele está uma vida oculta, misteriosa e na iminência de desabrochar, a vida que retorna. CORDEIRO - Simboliza Cristo sacrificado em favor do seu rebanho.

PÃO E VINHO - Simbolizam a vida eterna, o corpo e o sangue de Cristo

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

Curiosidades sobre a Páscoa

Saiba como a Páscoa é comemorada por outros povos do mundo.

A PRIMAVERA ESTÁ CHEGANDO - A Páscoa é uma festa religiosa dos cristãos e comemora a ressurreição de Jesus. Mas há muito tempo povos do hemisfério norte festejavam nessa mesma época a chegada da primavera e o renascimento da natureza. Na festa antiga já se usavam símbolos como coelhos e ovos pintados com cores que lembravam o colorido que toma conta do campo na primavera.

BRUXINHAS À SOLTA-Na Suécia e em outros países da Escandinávia, as crianças se vestem de bruxos na Quinta – feira Santa ou na véspera da Páscoa e visitam os vizinhos deixando um cartão e esperando receber algo em troca.

DE TODAS AS CORES - Na Ucrânia, um país da Europa, uma das tradições é pintar ovos de verdade e dar de presente na Páscoa. Eles são chamados de PESSANKAS e suas cores e desenhos têm significados especiais.

OVOS DE COELHO? -Há várias lendas sobre o coelho da Páscoa. Uma história alemã, que chegou à América com os imigrantes, diz que um coelhinho visita as crianças escondendo os ovos coloridos no domingo de Páscoa. Outra lenda conta que uma mulher coloriu alguns ovos e os escondeu em um ninho para seus filhos na Páscoa. Quando eles descobriram o ninho, um coelho passou correndo e espalhou – se a história de que ele havia trazido os ovos.

CADÊ O OVO? -Nos Estados Unidos é costume brincar de caça ao ovo de Páscoa: os pais escondem ovos e as crianças têm de encontrá-los.

IDÉIA GOSTOSA - Antigamente as pessoas presenteavam com ovos de verdade. A idéia genial de substituir os ovos de galinha pelos de chocolate foi dos vendedores de doces. OUTRA PÁSCOA - Os judeus comemoram a sua Páscoa entre os meses de março e abril. Ela é chamada de Pessach. São oito dias de festa para celebrar um acontecimento da época dos faraós: a saída dos judeus do Egito, onde viviam como escravos, em busca de um lar. Nesses dias as famílias se reúnem, os pais falam sobre antigas tradições para os filhos e todos comem alimentos feitos de modo especial.

PROCURE NO CAÇA PALAVRAS NOMES RELACIONADOS À PÁSCOA.

E

A

F

H

N

O

R

T

Y

V

F

D

P

N

T

C

H

O

C

O

L

A

T

E

S

O

A

F

V

B

G

F

V

S

S

X

E

A

V

S

K

E

E

H

C

O

E

L

H

O

V

O

C

B

D

A

M

V

I

D

A

Ç

K

H

H

I

L

R

E

L

I

G

I

O

S

O

M

K

M

S

F

E

R

T

I

L

I

D

A

D

E

E

S

P

E

R

A

N

Ç

A

S

B

B

G

N

Z

B

C

R

T

Y

U

I

O

O

P

Ç

T

A

A

R

C

R

I

S

T

Ã

O

T

O

O

D

J

F

P

S

Z

T

Y

W

F

D

M

Brincadeiras para a Páscoa

Os ovos do Vizinho

Preparação: Divide-se as crianças em dois time. Delimita-se o campo e traça-se uma linha ao meio. Cada equipe ocupará um dos lados. No centro de cada campo desenha-se um círculo de cerca de 1 m de diâmetro e dentro coloca-se quatro ovos para cada time (4 ovos é uma boa medida para 10 a 12 jogadores, existindo mais eles deverão se proporcionalmente aumentados).

Desenrolar: As crianças deverão ir até o campo do adversário e lá pegar os ovos para colocá-los no círculo do seu campo. Os ovos deverão ser transportados um de cada vez. Quando um dos jogadores que estiver transportando um ovo for tocado por um adversário ele deverá ficar parado no local até que seja "libertado" pelo toque de um companheiro de seu time. Quando um jogador estiver dentro do círculo seja de que campo for ele não poderá ser tocado. Vence quem conseguir transportar os seus ovos primeiro.

Caça aos Ovos

Preparação: Pinta-se 15 ovos comuns de várias cores, apenas de um lado (com guache será mais apropriado pois ficará mais vivo). E esconde-se em diversos lugares com a face pintada virada para baixo.

Desenrolar: As crianças terão quinze minutos para procurar os ovos sem tirá-los do lugar. Nesta fase trabalharão individualmente. Após isso, dá-se papel e caneta e forma-se equipes de quatro a cinco alunos. Os grupos terão quinze minutos para enumerar onde estava cada ovo e de que cor ele era. Terminada isso o orientador caminhará com as crianças com estas indicando onde cada um dos ovos se encontra, em cada caso se observará de que cor é o ovo e a equipe que acertou a localização e a cor ganhará um ponto. Vence a quem fizer mais pontos.

Hop... Hop... COELHINHO

Preparação: As crianças ficam em círculo e um dos jogadores é escolhido para iniciar o jogo. Desenrolar: O jogador escolhido andará em volta do círculo batendo nas costa de cada um dos seus componentes dizendo à cada batida a palavra "hop". Irá prosseguindo assim até que escolherá um jogador e quando bater nas suas costas ele dirá a palavra "coelhinho". Neste momento ele sai correndo e o jogador escolhido sai correndo atrás dele. O primeiro jogador estará a salvo se conseguir alcançar o lugar ocupado pelo seu perseguidor antes que este bata nas suas costas dizendo a palavra "hop" . Se isto acontecer o perseguidor começará novamente o jogo girando em torno do círculo e batendo nas costas de cada elemento dizendo a palavra "hop". Caso o perseguidor consiga "pegar" o outro ele voltará ao seu lugar e a criança "pega" repetirá novamente as açôes para nova rodada do jogo...

ONDE ESTÁ O COELHINHO

Preparação: Este jogo é ideal para o início do dia quando as crianças chegam separadamente. Coloca-se um coelhinho bem pequeno em um lugar discreto, mas visível. Desenrolar: A medida que as crianças vão chegando no ambiente pede-se individualmente que procurem o coelhinho.Cada uma deverá sair na busca mas quando achar o coelhinho não deverá dar mostras disso, deverá discretamente sair e contar para o animador do jogo que o encontrou. Procede-se desta forma até que todos tenham encontrado o coelhinho.

PROJETO PÁSCOA

I - JUSTIFICATIVA

Este trabalho tem por finalidade levar os alunos o conceito de “Páscoa”, e suas principais características e a importância da mesma na vida de todos nós. Acredito na importância de se valorizar as diversas manifestações culturais em nosso meio, e que deve ser resgatado através de um fazer, conhecer e reinterpretar através de desenhos, textos e expressões artísticas.

II - OBJETIVO GERAL Contribuir para que os alunos possam ampliar os conhecimentos acerca do significado da “Páscoa”. III - OBJETIVOS ESPECÍFICOS Levar os alunos à: · Conhecer o significado de “Páscoa”; · Destacar os símbolos da Páscoa e o conceito de cada um; · Vivenciar, valorizar e respeitar o verdadeiro sentido da Páscoa em sua vida.

IV- METODOLOGIA UTILIZADA Coletar os conhecimentos prévios dos alunos em relação ao tema em destaque. Dar oportunidade aos alunos de observar os diferentes símbolos da Páscoa através de fotos, músicas e vídeos. Realizar atividades em grupos e individuais através de recortes e colagem sobre o tema acima. Serão realizadas atividades envolvendo a confecção de cartazes com desenhos e mensagens, produção de textos e expressões artísticas sobre a “Páscoa”. V- RECURSOS UTILIZADOS Fotos, revistas, , cartolinas, EVA, tesoura, cola branca, papel, pincéis, CDs, aparelho de som, televisão. VI- DESENVOLVIMENTO Primeiramente, será feito um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos em relação ao tema em destaque. Posteriormente, serão desenvolvidos vários trabalhos didáticos em sala de aula, envolvendo o tema em destaque. Os alunos realizarão várias atividades tais como: leitura de textos cruzadinhas, confecção de um mural com as atividades realizadas durante o desenvolvimento do projeto.

Português:

- Desenho, leitura e escrita dos símbolos da Páscoa: (OVO, COELHO, VELA,CRUZ)

- Música: Coelho da Páscoa

- Estudo de palavras-chave, sílabas e letras

- Cruzadinhas e caça-palavras

Matemática:

- Numerais a partir da música “Coelhinho da Páscoa”

- problemas envolvendo o tema Páscoa

História e Geografia

- Confecção de livrinho sobre a Páscoa

-Pesquisas

Ciências:

-Alimentação: ingredientes utilizados para fazer o ovo de páscoa

-Comer com moderação o chocolate (benefícios e prejuízo à saúde)

ARTES: Máscara , desenhos, confecção de lembrancinhas de páscoa

ED. FÍSICA: Coelho na toca

VII - CULMINÂNCIA

Os alunos finalizarão o projeto fazendo uma demonstração de todas as atividades desenvolvidas durante o projeto. VIII - AVALIAÇÃO A avaliação será feita através de registros dos alunos por parte da professora, frente as atividades tanto individual quanto coletiva no decorrer do desenvolvimento do projeto. Será observado a criatividade e o conhecimento alcançado, o senso crítico e a organização dos materiais pelos alunos durante as atividades propostas em sala de aula .

Páscoa

Queridos colegas está se aproximando a Páscoa, e as crianças gostam muito desse período, os trabalhos em sala de aula são bem proveitosos, e para ajudar nas tarefas segue um projeto para orientá-las, se necessário. Suzana

sábado, 28 de março de 2009

Professores da rede municipal encerram greve

Professores da rede pública municipal de ensino encerraram a greve. O comunicado foi feito pela coordenadora do O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (Sinte/RN), Fátima Cardoso na tarde desta sexta-feira (27).

Os servidores voltam às atividades normais a partir da segunda-feira (30).

FONTE: Nominuto.com

Professores estaduais continuam em greve

A greve dos professores da rede estadual de ensino continua. Em assembleia realizada na Escola Estadual Winston Churchill na manhã desta sexta-feira (27), os grevistas decidiram, por unanimidade, dar continuidade ao movimento. FONTE: nominuto.com

sexta-feira, 27 de março de 2009

quarta-feira, 25 de março de 2009

MEC quer substituir vestibular de federais por novo Enem

O Ministério da Educação propõe hoje aos reitores das universidades federais que o vestibular seja substituído por um novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O estudante faria, em qualquer Estado, teste com validade nacional e escolheria curso e instituição segundo a nota obtida. Atualmente, cada universidade realiza seu processo seletivo com provas e datas diferentes.

No novo formato, o Enem abordaria mais disciplinas e teria mais questões - hoje são 63 de múltipla escolha e redação. O exame incluiria questões dissertativas e objetivas, além de poder cobrar uma parte específica, direcionada a áreas como ciências, para candidatos a Medicina. Alguns cursos poderiam fazer uma segunda fase. A proposta é semelhante à forma de seleção do Programa Universidade para Todos (ProUni). Nele, o aluno escolhe curso e instituição com base na nota do atual Enem, com mínimo de 45 pontos. As linhas gerais que o MEC propõe também são semelhantes ao que ocorre nos Estados Unidos. Lá, cada universidade determina a quantidade de pontos no teste, chamado Scholastic Assessment Test (SAT), para que o candidato possa ter chances de ingressar na instituição. O exame é nacional e cobra inglês, matemática e redação. Com a pontuação mínima, o candidato passa por entrevista e envio de currículo. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo. FONTE: AGÊNCIA ESTADO

sábado, 21 de março de 2009

DIA MUNDIAL DA ÁGUA 22 DE MARÇO

O Dia Mundial da Água foi criado pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas através da resolução A/RES/47/193 de 22 de Fevereiro de 1993, declarando todo o dia 22 de Março de cada ano como sendo o Dia Mundial das Águas (DMA), para ser observado a partir de 1993, de acordo com as recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento contidas no capítulo 18 (Recursos hídricos) da Agenda 21. Abaixo segue um projeto para ser desenvolvido na sala de aula com o objetivo de focar a atenção nas necessidades, entre outras, de: tocar assuntos relacionados a problemas de abastecimento de água potável; aumentar a consciência pública sobre a importância de conservação, preservação e proteção da água, fontes e suprimentos de água potável;

PROJETO ÁGUA

I – JUSTIFICATIVA: Reconhecendo a importância da água para a vida de todos os seres do planeta, e a iminente diminuição da mesma a cada dia, devido a problemas como: assoreamento dos rios, poluição, desperdício, foi escolhido esse tema visando sensibilizar e conscientizar o aluno, (este um transmissor de conhecimentos para toda a comunidade) atentando para o uso racional da água e da preservação do meio-ambiente, como forma de garantir uma fonte futura.II- Conteúdos: 1. CONTEÚDOS CONCEITUAIS: · Saber sobre a necessidade de se economizar água. · Reconhecer a importância da água para a vida e suas diversas utilidades. · Compreender o ciclo da água. · Conhecer as causas da poluição da água. · Identificar os cuidados que devemos ter com a água potável. 2. CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS: · Ouvir histórias, poesias e textos informativos relacionados ao tema. · Realizar experiências diversas com a água nos seus três estados. · Se possível observar um rio poluído, e que faça parte do bairro. · Observar as conseqüências dessa poluição no meio em que vive. 3. CONHECIMENTOS ATITUDINAIS · Economizar água nas diversas situações cotidianas em casa e na escola. · Colaborar para a preservação da água no meio-ambiente. II – OBJETIVOS GERAIS: * Perceber a dependência dos seres vivos em relação ao meio ambiente, em especial a água. * Reconhecer a ação do homem na transformação do meio ambiente, principalmente no que diz respeito à poluição e ao desperdício de água. Linguagem oral e escrita * Leitura de textos, histórias, parlendas, adivinhas que falem sobre o assunto. * Produção coletiva de pequenos textos MATEMÁTICA * Estatística (contas de água) (e porcentagem de água nos alimentos e no corpo). * Noções de massa (pesado/leve), volume (cheio/vazio) NATUREZA E SOCIEDADE * Observação do ciclo da água. * Conversa sobre o desperdício da água nas diversas situações cotidianas. VISUAL * Desenho livre e de observação. * Recorte e colagem AVALIAÇÃO * Hora social e/ou exposição de trabalhos.