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quinta-feira, 29 de julho de 2010

MEC libera consulta à quarta chamada do Prouni do segundo semestre de 2010

O MEC (Minstério da Educação) liberou nesta quinta-feira (29) a quarta chamada do Prouni (Programa Universidade para Todos) do segundo semestre deste ano. A consulta é individual e pode ser feita no site do programa.
Para saber se foi pré-selecionado, o candidato deve acessar a página do programa e informar o seu número de inscrição no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e o seu número de CPF (Cadastro de Pessoa Física).

Cronograma do Prouni
4ª chamada: 29/7 De 30/7 a 2/8
5ª chamada: 5/8 De 6/8 a 9/8
6ª chamada: 12/8 De 13/8 a 16/8
Chamadas Comprovação de informações na IES
Os selecionados têm entre os dias 30 de julho e 2 de agosto para comprovar as informações prestadas no site às instituições de ensino superior escolhidas. Para certificar-se da veracidade das informações prestadas, a instituição pode solicitar ao estudante a documentação que julgar necessária.
Quem não foi convocado deve ficar atento às próximas chamadas, que serão feitas em 5 de agosto (5ª chamada) e 12 de agosto (6ª chamada).

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Inscrições prorrogadas até o dia 16 para atender estudantes do Nordeste

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010, que se encerrariam nesta sexta-feira, 9, foram prorrogadas para o dia 16 próximo, até as 23h59. A extensão do prazo atende pedido dos governadores de Pernambuco, Eduardo Campos, e de Alagoas, Teotônio Villela, em razão das chuvas nos dois estados. Representantes do Ministério da Educação percorrem as regiões atingidas, para estudar a melhor de forma de reconstruir as escolas destruídas. As provas do Enem estão marcadas para 6 e 7 de novembro.
Ao se inscrever, além de informar os dados cadastrais, o participante do exame responderá a um questionário socioeconômico, também pela internet. Estarão isentos da taxa de inscrição, de R$ 35, os estudantes da última série do ensino médio em escolas públicas. Também não precisarão pagar a taxa aqueles que tiverem concluído o ensino médio em anos anteriores e declararem carência. A mesma declaração deve ser apresentada por alunos de escolas particulares que reivindicarem a isenção.As provas terão a mesma estrutura do ano passado. Vão abranger as áreas de linguagens e códigos, ciências da natureza, matemática e ciências humanas. O exame terá quatro provas objetivas de múltipla escolha, com 45 questões cada uma, e redação. A novidade este ano serão as questões de língua estrangeira (inglês ou espanhol) na área de linguagens e códigos — o candidato deve fazer a opção no momento de se inscrever.Em 6 de novembro, sábado, serão aplicadas as questões de ciências da natureza e ciências humanas, das 13h às 17h. No domingo, 7, das 13h às 18h30, será a vez de matemática, linguagens e códigos e redação.Ao fazer a inscrição, na página eletrônica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o estudante terá de informar o número do próprio CPF, independentemente da idade — não poderá usar o do pai ou da mãe. O sistema de recebimento das inscrições coibirá eventuais irregularidades ao buscar automaticamente informações sobre o número indicado na base de dados da Receita Federal.

Assessoria de Comunicação Social

sábado, 3 de julho de 2010

Desinteresse é 2º motivo para faltas no ensino médio

Entre alunos que disseram ter faltado algum dia nos últimos dois meses, 21,5% alegaram que simplesmente não quiseram ir à escola.
O ensino médio, etapa com a maior taxa de evasão, sofre também com um tipo informal de abandono: o desinteresse. O aluno se matricula, cursa, mas não presta atenção nas aulas, não estuda, não faz lição. Essa pode ser uma das causas do crescimento de apenas 0,1 na nota de 3,6 dessa etapa escolar do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2009, divulgado na quinta-feira pelo MEC.
Um levantamento que mapeou formas alternativas de não participação na vida escolar mostra que "não querer comparecer" às aulas foi o segundo principal motivo de ausências entre os estudantes do ensino médio.
Entre os alunos que disseram ter faltado algum dia nos últimos dois meses, 21,5% alegaram que simplesmente não quiseram ir à escola. O desinteresse perdeu apenas para problemas de saúde, apontados por 41% como a razão das ausências.
A pesquisa Mapeando as Formas Alternativas de Não Participação cruzou dados do Censo Escolar e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) que pudessem refletir o desinteresse, como as faltas e o fato de fazer ou não a lição de casa.
Os resultados, porém, apontam somente alguns indícios da falta de interesse. "Identificar todas as formas alternativas de não participação exige dados muito específicos. O ideal seria estudos em sala de aula, que são muito caros", afirma Elaine Toldo Pazello, pesquisadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e umas das responsáveis pelo levantamento. A pesquisa revelou ainda que menos da metade dos estudantes do ensino médio (41,5%) faz sempre a lição de casa. O número representa uma queda de 17% em relação aos alunos do fundamental. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.