
A Cida, que já estava com o braço levantado há um tempão, esperou a explicação da Xereta para falar: “E para entendermos a importância da árvore, que tal aprendermos sobre as suas partes?”
Partes da árvore
- A raiz é geralmente subterrânea (fica debaixo do solo), e o seu principal papel é sustentar a planta, absorver, armazenar a água e nutrientes do solo.
- O caule é o corpo da planta. Por ele passam os nutrientes para as folhas, flores e frutos. Os troncos das árvores variam em tamanho, forma, textura e cor. É do tronco de algumas árvores que é extraída a madeira que usamos.
- As folhas possuem formato e tamanho particulares! Nelas, ocorre a fotossíntese, que é a produção de glicose (açúcar) e oxigênio. Também ocorre a transpiração e a perda de água para o meio ambiente na
forma de vapor.
- A flor é o aparelho reprodutor das plantas, portanto, ela pode ser masculina ou feminina. A flor é uma modificação das folhas, que ficaram mais bonitas para atrair os animais que vão ajudar na reprodução dos vegetais.
- O fruto serve para proteger a semente e reservar nutrientes. Quando cai, o fruto aduba o solo para o nascimento da nova planta. E claro, serve como alimento para as espécies animais.
- A semente contém o embrião que dará origem a uma nova planta. Para a semente virar uma planta e propagar a espécie, ela deve estar madura, receber água, luz, ar e calor.
Amiga árvore

Outro fato importante é que muitos remédios podem ser feitos a partir das árvores. Para se ter uma idéia, um em cada quatro medicamentos usados pela indústria farmacêutica tem origem vegetal.
Tem mais, turma: uma árvore adulta pode absorver do solo até 250 litros de água por dia. Imagine como as árvores poderiam ajudar a evitar enchentes!
Por tudo isso, amigos, são da maior importância a conscientização e a contribuição de cada um de nós, plantando uma árvore e cuidando para que ela se desenvolva.
E o lenhador, depois de aprender todas essas lições com a Ecologilda e a Turma do Plenarinho, nunca mais derrubou uma árvore sequer, tornando-se um defensor da natureza!