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terça-feira, 15 de junho de 2010

Educação infantil tem notas 'inadequada' e 'mínima' em avaliação

O Ministério da Educação (MEC) divulgou no seminário 'Educação Infantil no Brasil: Avaliação Qualitativa e Quantitativa', realizado nesta segunda-feira em São Paulo, uma pesquisa que mostra que creches e pré-escolas do País ainda contam com estrutura e projeto pedagógico insuficientes para garantir o pleno desenvolvimento dos alunos. Dos sete aspectos avaliados, os que tiveram os piores conceitos são o 'Estrutura do Programa de Ensino' e 'Atividades'; ambos tiveram a avaliação "Inadequada", respectivamente notas 2,5 e 2,3.
Para cada um dos aspectos foi atribuída uma nota de 0 a 10 dentro de uma escala divida em níveis: inadequado (1 a 3), básico (3 a 5), adequado (5 a 7), bom (7 a 8,5) e excelente (8,5 a 10).
Os outros cinco aspectos avaliados foram: Espaço e Mobiliário, que recebeu nota 3,1 - no limite entre o considerado inadequado e mínimo; Rotinas de cuidado pessoal, com nota 4,1, considerado mínimo; Linguagem e Raciocínio, que avalia os estímulos dados às crianças no sentido de desenvolver suas habilidades linguísticas, com nota mínima 3,7; Pais e equipe, também com nota mínima, 3,6; e Interação, que teve a nota mais alta, 5,6, considerada boa.
O estudo foi realizado juntamente com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Para realizá-lo, foram visitadas 150 escolas públicas de educação infantil (creche e pré-escola) em Belém, Campo Grande, Florianópolis, Fortaleza, Teresina e no Rio de Janeiro. A pesquisa mostra que a proposta de emenda à Constituição (PEC) que visa a inclusão na escola, até 2016, de todas as crianças a partir dos 4 anos de idade - aprovada em 2009 - fica aquém do que é necessário para atender à essa faixa etária. Será preciso um esforço ainda maior para garantir educação de qualidade à infância.

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