BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

domingo, 16 de agosto de 2009

PROJETO FOLCLORE

Alunos Atendidos: do 1º ao 5º ano Duração: 30 dias Período: Agosto / 2009

1 – DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

2 – JUSTIFICATIVA: Promover o desenvolvimento integral das crianças, dentro de um ambiente com propostas lúdicas e de cunho educativo, pois a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado. E nosso objetivo é tirar a poeira da palavra Folclore e brincar com as possibilidades que ela oferece.

3 - QUESTÃO DESENCADEADORA: Apresentação do Cd de cantigas folclóricas, levantando questões pertinentes ao assunto. Apresentação dos personagens do nosso folclore, com o uso de fantoches de palito. 4 – CONTEÚDOS NORTEADORES: O que é folclore; Quais as cantigas do nosso folclore; Como são os personagens do nosso folclore; Quais as brincadeiras que conhecemos do nosso folclore.

5 – OBJETIVOS: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA: · Pesquisar em livros, enciclopédias, revistas e jornais, histórias que nos levem a descobertas sobre o nosso folclore; · Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências; · Expressar-se; · Pronúncia correta das palavras; · Usar a linguagem oral para conversar, brincar, comunicar-se e expressar desejos, opiniões, necessidades, idéias, etc. · Estimular que expressem suas vontades e descontentamentos através da linguagem oral; · Familiarizar-se, aos poucos, com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária e do contato no cotidiano com os livros, revistas, histórias em quadrinhos, etc; MATEMÁTICA: · Identificar as cores primárias e algumas secundárias; · Ampliar o campo numérico de 01 a 100 · Fazer relatórios individuais e em grupos dos jogos e atividades propostas; · Seqüenciar fatos; · Estabelecer relações de: cheio/vazio, em cima/em baixo, maior que/menor que, de um lado para o outro, em pé/sentado, aberto/fechado, alto/baixo, curto/comprido, perto/longe, pequeno/grande, leve/pesado; · Comparar quantitativamente conjuntos; · Nomear cores e formas; · Estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem, relações espaciais, etc; NATUREZA E SOCIEDADE: · Aproximar os acontecimentos da atualidade, do mundo que nos cerca, com a sala de aula; · Participar de atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos; · Explorar o ambiente, para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contato com pequenos animais, com plantas e com objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse; · Ampliar o conhecimento do mundo; · Participar de atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções para despertar e esclarecer curiosidades sobre o nosso folclore brasileiro. ARTES VISUAIS: · Utilizar o dedo para realizar as colagens; · Construir brinquedos com sucatas; · Observar o limite disponível para os desenhos, pinturas e colagens; · Pequenas dramatizações com fantoches; · Participar de mímicas das músicas; · Fazer uso dos pincéis do tipo grosso, de maneira adequada; · Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação; · Produzir trabalhos artísticos, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação; · Estimular o cuidado com os materiais; · Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais; · Brincar com música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais; · Interpretar músicas e canções diversas. · Observar e identificar imagens diversas; SÓCIO AFETIVO: · Criar combinações para o desenvolvimento da rotina; · respeitar regras pré-estabelecidas; · Compartilhar materiais de uso comum, bem como brinquedos e espaços; · Esperar sua vez de expor idéias e pensamentos; · Ouvir os que os colegas têm para falar; · Conhecer regras de sociedade; · Solucionar de maneira pacífica os conflitos surgidos durante o dia; · Desenvolver de maneira tranqüila trabalhos em grupo; · Valorizar sentimentos de: arrependimento, amizade, cooperação, cuidados com o próximo; · Participar de eMÚSICA: · Participar de brincadeiras e jogos cantados e rítmicos; · Participar de situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais. · Escutar obras musicais variados; · Produzir sons com instrumentos e o próprio corpo; 6 – ATIVIDADES PREVISTAS: · Conversas na rodinha; · Levantar questionamentos; · Observar revistas, materiais concretos, livrinhos de história...; · Solicitar pesquisa; · Atividades, brincadeiras e jogos; · Pinturas diversas; · Amassar, rasgar e colar; · Ouvir, cantar e dançar diferentes músicas e ritmos; · Desenho livre; · Confecção com sucata; · Histórias contada; · Serão trabalhadas as seguintes cantigas: Atirei o pau no gado, Ciranda Cirandinha, Se essa rua fosse minha, Carneirinho Carneirão, Peixe Vivo, Soldadinho, Samba lêlê, O cravo brigou com a rosa, Baratinha,... · Confecção de um livro com a letra das músicas e registros gráficos das crianças.

7 – CULMINÂNCIA DO PROJETO A culminância do projeto se dará com a exposição do livro de músicas confeccionado individualmente pelas crianças. Os pais serão convidados para uma sessão de autógrafos e apresentação de uma das músicas do livrinho.

8-AVALIAÇÃO

Observar diariamente a participação e o desempenho dos alunos na Registro de observações, brincadeiras, documentos variados que constatem

0 comentários: