Alunos Atendidos: do 1º ao 5º ano
Duração: 30 dias
Período: Agosto / 2009
1 – DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
2 – JUSTIFICATIVA:
Promover o desenvolvimento integral das crianças, dentro de um ambiente com propostas lúdicas e de cunho educativo, pois a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado. E nosso objetivo é tirar a poeira da palavra Folclore e brincar com as possibilidades que ela oferece.
3 - QUESTÃO DESENCADEADORA:
Apresentação do Cd de cantigas folclóricas, levantando questões pertinentes ao assunto. Apresentação dos personagens do nosso folclore, com o uso de fantoches de palito.
4 – CONTEÚDOS NORTEADORES:
O que é folclore;
Quais as cantigas do nosso folclore;
Como são os personagens do nosso folclore;
Quais as brincadeiras que conhecemos do nosso folclore.
5 – OBJETIVOS:
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:
· Pesquisar em livros, enciclopédias, revistas e jornais, histórias que nos levem a descobertas sobre o nosso folclore;
· Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências;
· Expressar-se;
· Pronúncia correta das palavras;
· Usar a linguagem oral para conversar, brincar, comunicar-se e expressar desejos, opiniões, necessidades, idéias, etc.
· Estimular que expressem suas vontades e descontentamentos através da linguagem oral;
· Familiarizar-se, aos poucos, com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária e do contato no cotidiano com os livros, revistas, histórias em quadrinhos, etc;
MATEMÁTICA:
· Identificar as cores primárias e algumas secundárias;
· Ampliar o campo numérico de 01 a 100
· Fazer relatórios individuais e em grupos dos jogos e atividades propostas;
· Seqüenciar fatos;
· Estabelecer relações de: cheio/vazio, em cima/em baixo, maior que/menor que, de um lado para o outro, em pé/sentado, aberto/fechado, alto/baixo, curto/comprido, perto/longe, pequeno/grande, leve/pesado;
· Comparar quantitativamente conjuntos;
· Nomear cores e formas;
· Estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem, relações espaciais, etc;
NATUREZA E SOCIEDADE:
· Aproximar os acontecimentos da atualidade, do mundo que nos cerca, com a sala de aula;
· Participar de atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos;
· Explorar o ambiente, para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contato com pequenos animais, com plantas e com objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse;
· Ampliar o conhecimento do mundo;
· Participar de atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções para despertar e esclarecer curiosidades sobre o nosso folclore brasileiro.
ARTES VISUAIS:
· Utilizar o dedo para realizar as colagens;
· Construir brinquedos com sucatas;
· Observar o limite disponível para os desenhos, pinturas e colagens;
· Pequenas dramatizações com fantoches;
· Participar de mímicas das músicas;
· Fazer uso dos pincéis do tipo grosso, de maneira adequada;
· Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação;
· Produzir trabalhos artísticos, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação;
· Estimular o cuidado com os materiais;
· Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais;
· Brincar com música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais;
· Interpretar músicas e canções diversas.
· Observar e identificar imagens diversas;
SÓCIO AFETIVO:
· Criar combinações para o desenvolvimento da rotina;
· respeitar regras pré-estabelecidas;
· Compartilhar materiais de uso comum, bem como brinquedos e espaços;
· Esperar sua vez de expor idéias e pensamentos;
· Ouvir os que os colegas têm para falar;
· Conhecer regras de sociedade;
· Solucionar de maneira pacífica os conflitos surgidos durante o dia;
· Desenvolver de maneira tranqüila trabalhos em grupo;
· Valorizar sentimentos de: arrependimento, amizade, cooperação, cuidados com o próximo;
· Participar de eMÚSICA:
· Participar de brincadeiras e jogos cantados e rítmicos;
· Participar de situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais.
· Escutar obras musicais variados;
· Produzir sons com instrumentos e o próprio corpo;
6 – ATIVIDADES PREVISTAS:
· Conversas na rodinha;
· Levantar questionamentos;
· Observar revistas, materiais concretos, livrinhos de história...;
· Solicitar pesquisa;
· Atividades, brincadeiras e jogos;
· Pinturas diversas;
· Amassar, rasgar e colar;
· Ouvir, cantar e dançar diferentes músicas e ritmos;
· Desenho livre;
· Confecção com sucata;
· Histórias contada;
· Serão trabalhadas as seguintes cantigas: Atirei o pau no gado, Ciranda Cirandinha, Se essa rua fosse minha, Carneirinho Carneirão, Peixe Vivo, Soldadinho, Samba lêlê, O cravo brigou com a rosa, Baratinha,...
· Confecção de um livro com a letra das músicas e registros gráficos das crianças.
7 – CULMINÂNCIA DO PROJETO
A culminância do projeto se dará com a exposição do livro de músicas confeccionado individualmente pelas crianças. Os pais serão convidados para uma sessão de autógrafos e apresentação de uma das músicas do livrinho.
8-AVALIAÇÃO
Observar diariamente a participação e o desempenho dos alunos na Registro de observações, brincadeiras, documentos variados que constatem
Não importa do que é o mundo
O importante, são os seus
sonhos... Não importa o que
você é O importante é o que
você quer ser... Não importa
onde você está O importante
é para onde você quer ir... Não
importa o porquê O importante
é o querer ... Não importa suas
mágoas O importante mesmo,
são suas alegrias... Não importa
o que você já passou O passado
guarde na sua lembrança ... Não
veja; apenas olhe... Não escute;
apenas ouça... Não toque; sinta...
O mundo é um espelho; não seja
apenas um reflexo Só acreditando
no futuro você conseguirá a paz
para alcançar seu sonhos... Afinal,
o que importa ? Você importa ...
PREVISÃO DO TEMPO
DE ONDE VEM MINHAS VISITAS!
EVENTOS E ATIVIDADES DA E.E.A.C
G1
NOVIDADES E CONTEÚDOS EXCLUSIVO
A CADA
AMANHÃ
A cada manhã Se tem a oportunidade De ver de verdade Um novo amanhã... Poder sonhar e até realizar Tudo aquilo que queremos Ou aquilo que não temos Enfim querer e poder ao menos tentar...
0 comentários:
Postar um comentário