quinta-feira, 24 de dezembro de 2009
Postado por Suzana às 15:11 0 comentários
segunda-feira, 7 de dezembro de 2009
ENEM 2009
O Ministério da Educação (MEC) informou que vai divulgar um novo gabarito das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicadas neste sábado (5) e domingo (6). A assessoria de imprensa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) informou, às 23h50 deste domingo, que a divulgação dos novos gabaritos oficiais deverá ser feita a partir das 10h desta segunda-feira.
Segundo o ministério, os gabaritos foram embaralhados e saíram trocados. Ao menos seis questões estão com problemas na resposta.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) colocou no seu site a seguinte informação:
"Foi identificada inconsistência nos gabaritos dos diferentes modelos de prova publicados. Os gabaritos corretos serão publicados o mais breve possível."
'Lamentável'
No primeiro dia, os candidatos fizeram as provas de ciências humanas (geografia e história) e da natureza (biologia, química e física). No segundo dia, foi a vez das provas de matemática e linguagens, que incluía uma redação.
A divulgação de gabaritos errados foi lamentável na opinião do coordenador do Curso Etapa, Edmilson Motta.
"O que aconteceu foi muito ruim. A alta abstenção já mostrou que a prova ficou desmoralizada. Esses problemas no gabarito reforçam a visão de que a prova foi feita sem a estrutura adequada. O Enem acaba virando um motivo de chacota", disse.
Segundo ele, "umas das poucas coisas que funcionam no país são os vestibulares". "Quando acontecem esses erros de organização, de logística, os processos seletivos que acontecem com muita lisura podem acabar também desmoralizados."
"O gabarito errado causou um certo pânico entre os alunos, que achavam que tinha ido mal. Não fazia o menor sentido", afirmou Eduardo Figueiredo, professor de física do Curso Objetivo.
Ceca de 2,6 milhões dos mais de 4 milhões de inscritos fizeram as provas. O índice de abstenção chegou a 37,7% no sábado, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Dados preliminares apontam que 2,9% das pessoas que fizeram a prova no primeiro dia não realizaram o teste no domingo. Foi a maior abstenção da história do exame. O MEC esperava um índice de 35%.
Postado por Suzana às 18:32 0 comentários
domingo, 25 de outubro de 2009
Guia Enem 2009 – Como se Preparar Para o Exame
Descrição: ENEM 2009! Um guia de como se preparar para as provas
- Reta Final: O que fazer no dia D
- Conteúdo: Temas que podem cair
- Redação: Dicas para escrever bem
- Pontuação: Correção detecta chutes
- Amigos: Estudar em grupo é legal
Editora/Autor: Editora Globo
Gênero: Apostila para vestibular
Ano de Lançamento: 2009
Formato do Arquivo: RAR>PDF
Tamanho: 10,3 MB
Postado por Suzana às 20:05 0 comentários
Gestão Escolar :Pais que seguem de perto a rotina
As famílias querem, sim, participar da vida escolar das crianças. Veja como garantir o envolvimento desses parceiros indispensáveis para uma boa Educação
Postado por Suzana às 17:42 1 comentários
DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DA CRIANÇA
Infância roubada
Por Amanda Polato
Mesmo sendo crime, o trabalho infantil ainda atinge 2,4 milhões de crianças no Brasil.
Quando Paula tinha 11 anos, a prefeitura de Salvador (BA) a encaminhou finalmente para a Sociedade 1.º de Maio, uma ONG conveniada ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil do governo federal.
Graças ao convênio, Paula pode sair das ruas e participar de oficinas de arte-educação. Fez teatro de bonecos e escreveu pequenos livros dos quais era sempre a protagonista. Um ano depois, admitiu que sofria violência doméstica e recebeu a orientação de procurar um adulto quando a mãe ameaçasse bater nela. Não tardou para a situação se repetir e Paula ter de chamar a polícia. Hoje, a menina mora com uma tia, não precisa mais trabalhar nem sofre maus-tratos.
O que falta fazer — Cerca de 4,8 milhões de crianças e jovens brasileiros entre 5 e 17 anos pegam pesado no batente, segundo o IBGE. Metade desse número é composto de crianças entre 5 e 15 anos.
O trabalho infantil é proibido pela Constituição. Dos 14 aos 16 anos, jovens só podem trabalhar como aprendizes e, antes dos 18 anos, não devem assumir trabalhos noturnos e insalubres, que prejudiquem seu desenvolvimento moral, social, físico ou psíquico ou interfiram em sua frequência à escola.
Ação educativa — Assim como Paula, 20 mil crianças e adolescentes já foram atendidos pela Sociedade 1.º de Maio, que há 32 anos atua em um dos bairros mais pobres de Salvador. Para afastar os jovens de drogas, trabalho e prostituição, a ONG oferece atividades ocupacionais, como jogos, matemática, inclusão digital e reforço escolar.
“Mantemos uma orquestra filarmônica em parceria com a Universidade Federal da Bahia e, quando temos recursos, oferecemos cursos profissionalizantes”, explica Vera Lazzarotto, coordenadora da instituição. Sessões de arteterapia e psicodrama ajudam a abordar traumas e tragédias familiares, desenvolvendo novas potencialidades.
Quando Vera chegou ao bairro, trinta anos atrás, a taxa de analfabetismo era de 74% e apenas 14% das crianças frequentavam a escola. Atualmente, menos de 2% dos moradores com idade até 25 anos não sabem ler ou escrever. “Filhos de ex-analfabetos, hoje, estudam e entram na faculdade. A transformação é muito grande”, comemora Vera.
*Nome fictício, a pedido da instituição.
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PESSOAL
O BLOG ESTÁ PASSANDO POR MUDANÇAS, ESPERO QUE GOSTEM DO NOVO MODELO. ADORO MUDAR A APARÊNCIA DO BLOG!
Postado por Suzana às 09:59 0 comentários
AULA PASSEIO DO 9º ANO A e B
Os alunos das turmas de 9º ano "A" e "B" tiveram o prazer de fazer uma aula passeio. Foram visitados diversos pontos entre esses estão o Forte dos Reis Magos, O Planetário (em Parnamirim), o aeroporto Augusto Severo e a Festa do Boi. A galera adquiriu muitos conhecimento com esta aula, além da diversão, que também foi muito boa.
Postado por Suzana às 08:47 0 comentários
sábado, 24 de outubro de 2009
MEC e Saúde lançam programa de bolsas e residência
Postado por Suzana às 23:21 0 comentários
Projeto institucional: Repensar a indisciplina
Pesquisando na net achei esse projeto na revista Nova Escola e achei muito interessante por isso resolvi postar, pois hoje estamos diante deste problema todos os dias
Projeto institucional: Repensar a indisciplina
Saiba como estimular a equipe a refletir sobre a própria postura e orientá-la para atuar frente a situações de conflito na escola.
Para mudar a perspectiva em relação à indisciplina, é imprescindível que a escola se responsabilize cotidianamente por garantir um ambiente de cooperação, em que o valor humano, o respeito, a dignidade e a integridade marquem as relações. Essa conquista pode se dar por meio de um percurso de formação continuada para toda a equipe. Ao mesmo tempo, é preciso ter em mente que conflitos sempre vão ocorrer e não é possível esperar o fim da formação para resolvê-los. Lembre-se de que o mais importante é lidar com a causa do conflito e não apenas atribuir culpa e impor punições. Pouco importa quem começou uma discussão. O fundamental é analisar o que levou as pessoas a ter dificuldade de negociar soluções justas e respeitosas. Para ajudar nesse momento intermediário, apresentamos quatro estratégias.
1. Demonstrar que a honestidade será sempre considerada importante. Os alunos devem aprender que o que têm a dizer pode, sim, irritar o professor. Mas, em qualquer circunstância, em vez ser de punido por ter sido autêntico, ele deve ser orientado a perceber que o sentimento de bem-estar por ter seguido o valor da verdade é o que mais conta.
Objetivos
- Promover uma mudança de olhar em relação à indisciplina, estudando conceitos de desenvolvimento moral e ético e adotando-os como conhecimento necessário ao processo educacional
- Estimular a equipe a refletir sobrea própria postura.
- Conhecer os princípios de um ambiente de cooperação.
- Analisar o regimento da escola.
- Orientar a atuação da equipe frente a situações de conflito.
Conteúdos
- Desenvolvimento moral.
- Ética.
- Valores humanos.
Tempo estimado
No mínimo um ano, com reuniões semanais no horário de trabalho coletivo. Os problemas não acabam depois desse período. O objetivo é que todos aprendam a lidar com eles.
Desenvolvimento
1ª etapa
Para começar, levante com a equipe quais as principais situações de indisciplina na visão deles. Organize o grupo em duplas. Cada uma deverá classificar as situações em categorias e apresentá-las. Anote os resultados e guarde-os para retomá-los no fim da formação. O próximo passo é aproximá-los do significado de indisciplina. O que a distingue da violência, por exemplo? Para isso, além de consultar a bibliografia, use o mapa conceitual disponível no site para orientar a discussão dos seguintes pontos:
- A indisciplina escolar é um sintoma de que algo não vai bem. Se há conflitos, a falha está na relação e não nas pessoas.
- O comportamento indisciplinado é algo a ser alterado, mas isso só vai acontecer se as responsabilidades forem divididas entre todos. Não é mais possível dizer que "aqueles alunos do professor X são bagunceiros". Os alunos são de todos e deve haver parceria para transformar a situação.
Bibliografia O Mapa do Problema Escolar: Quando a Cidadania Parece Não Ser Possível (Anais do XXII Encontro Nacional de Professores do Proepre - Educação e Cidadania), Luciene Tognetta
O foco da discussão se desloca para a origem da indisciplina. A ideia é discutir a prática da equipe escolar, as propostas didáticas, o domínio do professor sobre o conteúdo, sua postura frente ao aluno e sua ação em situações de conflito (como citado na introdução).
Bibliografia Estratégias de Intervenção nos Processos de Desenvolvimento Profissional e Pessoal Docentes (II Congresso Internacional do CIDInE: Novos Contextos de Formação, Pesquisa e Mediação), Ana Aragão e Idália Sá-Chaves
Realize o acompanhamento direto do trabalho docente em sala de aula, com gravação em vídeo ou observação e registro realizado pelo coordenador durante as aulas, momentos de recreio, entrada e saída, dependendo de onde o problema se localiza. Em seguida, o grupo deverá discutir a postura do professor e dos alunos com base nos conceitos estudados. Aqui, é obrigatório que o observado consinta em ser objeto de análise e discussão.
Bibliografia Autoscopia: Um Procedimento de Pesquisa e de Formação (Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 3, p. 419-433), Ana Aragãoe Priscila Larocca 4ª etapa
Para seguir uma regra, é preciso entender sua razão de ser. Se não houver explicação que a justifique, a restrição pode e deve ser questionada. A ideia, nessa etapa, é analisar o regimento da escola. Os problemas têm mais a ver com as regras morais ou com as convencionais? Os princípios que fundamentam o projeto pedagógico devem ser discutidos. Como sugestão, tome como base a Declaração Universal dos Direitos do Homem.
Bibliografia Viajantes Destemidos sem Mapas Precisos: Professores-Formadores (Professor Formador: Histórias Contadas e Cotidianos Vividos, Ed. Mercado de Letras), Vera Lucia Sabongi de Rossi
Avaliação
Por meio de questionários, peça aos alunos, funcionários e pais que analisem se houve avanços. Resgate a listagem feita no começo do projeto e peça que a equipe docente altere o que achar necessário, revendo as categorias definidas anteriormente.
Postado por Suzana às 23:04 0 comentários
BRINCADEIRAS E JOGOS
O final do ano se aproxima alunos e professores já cansados da rotina de sala de aula. Aí vai umas dicas de jogos para distrair um pouco a garotada.
Postado por Suzana às 22:33 0 comentários
PASSEIO DOS ALUNOS DO 5º ANO
Postado por Suzana às 21:38 0 comentários