Essa diz que tem surpresas!!!!! os alunos estão muito empolgado com os trabalhos sobre as heranças culturais africanas e indígenas deixadas por essas etnias para o semi-árido. Breve esses trabalhos serão apresentados, a confecção está a todo vapor.rsrsrsrs
sexta-feira, 18 de julho de 2008
ALUNOS DE TIA MARIA DE JESUS
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quinta-feira, 17 de julho de 2008
O SEMI-ÁRIDO NO MONSENHOR
Eu professora de geografia não poderia deixar de comtemplar minha terra querida o Semi-árido, e fiz uma aula de campo com os meus alunos da E.M.M.P.C foi um show!!!!
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CULTURA AFRICANA E INDÍGENA - MURAL DA DIVERSIDADE
O Amaro também trabalha cultura.
A professora Rosinete juntamente com seus alunos confeccionou um painel mostrando a diversidade de comidas e artesanatos presente no nosso dia a dia, e que foram herdados das etnías indígenas e africanas.
Postado por Suzana às 23:39 1 comentários
VALOR DA RAÇA
Se a pele é branca,
Onde está a diferença?
No corpo, na alma, na cultura, na crença?
Se a pele é negra,
O que dela se pensa
Ainda está longe da igualdade
Brasil, terra imensa
Onde o negro escreveu sua história
De luta, de raça e valor
Buscando dignidade e glória
Hoje o negro no Brasil
Quer liberdade sim, senhor!
SUZANA
Postado por Suzana às 23:31 0 comentários
HERANÇAS CULTURAIS DEIXADAS PELOS INDÍGENAS E AFRICANOS NO NOSSO BRASIl
Nosso Brasil é enorme, e devido esse território gigantesco, os primeiros habitantes do país, que foram os índios deixaram um legado cultural bastante rico. Hoje, temos pouco mais de 200 mil deles em todo o Brasil. Isso representa menos de 1% da população do país, mas na época do descobrimento a situação era outra. A população indígena era composta por quase 5 milhões de pessoas. Esse número caiu drasticamente, devido ao genocídio que os mesmos passaram naquela época. A herança cultural indígena é grande. Quando falamos em alimentos temos: mandioca, milho, etc. Objetos em geral: rede, jangada, canoa e instrumentos musicais. Alguns hábitos indígenas também foram incorporados pela nossa sociedade, como o uso do tabaco, o banho diário e o pouco uso de roupas. Os trabalhos envolvendo cerâmica também é uma cultura indígena, e sem falar no vocabulário. Temos vários exemplos de palavras de origem indígena. São elas: mandioca, caju, jacaré, sabiá, tatu, abacaxi e outras.
Postado por Suzana às 23:27 9 comentários
SEMI-ÁRIDO
A professora Elândia trabalhou o tema Cadê a Terra e a Vegetação do Semi-árido uma das atividades foi aula de campo, na qual teve um contato bem de perto com a vegetação e os animais típicos da região, ressaltou a importância de se preserver esse Bioma que é só nosso e não existe em nenhuma outra parte.
Postado por Suzana às 23:23 0 comentários
quarta-feira, 16 de julho de 2008
O AMARO EM AÇÃO
Postado por Suzana às 22:45 0 comentários
quinta-feira, 3 de julho de 2008
RECADIHHO!!!!!!!!!
NÃO ESQUEÇA A FESTA JUNINA DA ESCOLA MUNICIPAL MONSENHOR SERÁ SÁBADO DIA 12/07/08, TERÁ MUITA COMIDA TÍPICA, LANCHEIRINHA ,QUADRILHA, DANCINHAS, E MUITO FORRÓ. ESPERO VOÇÊS LÁ. SUZANA
Postado por Suzana às 22:01 0 comentários
SÃO JOÃO NO AMARO
Postado por Suzana às 21:49 0 comentários
RECADOS PARA AS COLEGAS
COLEGAS BREVE POSTAREI MAIS DADOS SOBRE A CULTURA INDÍGENA E AFRICANA E O SEMI-ÁRIDO. UM ABRAÇO, ATÉ BREVE OU QUANDO EU TIVER UM TEMPINHO, RSRSRSRS SUZANA
Postado por Suzana às 21:41 0 comentários
ETNIAS INDÍGENAS
Principais etnias indígenas brasileiras na atualidade e população estimada Ticuna (35.000), Guarani (30.000), Caiagangue (25.000), Macuxi (20.000), Terena (16.000), Guajajara (14.000), Xavante (12.000), Ianomâmi (12.000), Pataxó (9.700), Potiguara (7.700). Fonte: Funai (Fundação Nacional do Índio).
Postado por Suzana às 21:39 0 comentários
AS RESERVAS INDÍGENAS NA ATUALIDADE
OS INDÍGENAS As reservas indígenas são, atualmente, os principais locais de preservação da cultura e das línguas nativas brasileiras. As mais conhecidas são a dos Yanomámi e o Parque Indígena do Xingu. A primeira, localizada nos estados de Roraima e do Amazonas, é uma das maiores em extensão territorial, com 9.664.975 ha. Concentra 9.300 índios, que falam várias línguas da família yanomámi (ninám, sanumá, yanomám e yanomámi). No nordeste do Mato Grosso está o Parque Indígena do Xingu. As 17 tribos que vivem no local evitam a extinção de suas línguas, preservando entre elas o txucarramãe (família jê), o caiabi (família tupi-guarani), o kamayurá (família tupi-guarani), o txkão (família caribe) e o trumai (língua isolada).
Postado por Suzana às 21:24 0 comentários
A MISCIGENAÇÃO CULTURAL NO BRASIL O índio quando chegou A natureza respeitou E tudo ficou no lugar A terra era um bem comum Servindo a qualquer um Que dela pudesse cuidar Pra dividir a colheita e poder compartilhar. O negro demonstrou resistência Por isso tem influência, em nossa religião Pois a cultura africana Está em toda parte Na música e em toda arte Mostrando resistência Trazendo diversidade.m comum Servindo a qualquer um Que dela pudesse cuidar Pra dividir a colheita e poder compartilhar.
Postado por Suzana às 21:11 0 comentários
SAÚDE NO SEMI-ÁRIDO
SAÚDE O Sistema Público de Saúde brasileiro está sucateado, proliferam as clínicas particulares e cada vez mais a saúde se torna um objeto de comercialização e de manipulação política, principalmente épocas eleitorais. As ações de saúde são onerosas, principalmente àquelas voltadas para a medicina curativa. São pequenas as experiências em educação para a saúde preventiva. A saúde da população população da zona rural do semi-árido é ainda mais prejudicada consumindo água de má qualidade e como a alimentação é deficiente (em quantidade e qualidade), principalmente em vitaminas e minerais, freqüentemente adoecemão depende muito mais de fatores preventivos como acesso a serviços e bens públicos, alimentação suficientes em termos quantitativos e qualitativos e condições de higiene, do que do número de postos de saúde ou leitos hospitalares disponíveis, embora estes sejam imprescindíveis.
Postado por Suzana às 21:07 0 comentários
A EDUCAÇÃO NO SEMI-ÁRIDO
EDUCAÇÃO Pesquisas apontam que a população economicamente ativa do Brasil tem, em média, apenas quatro anos de estudo. O que reflete uma população relativamente jovem, com pelo menos 20 anos de vida profissional pela frente, que só será produtivamente realizada se adquirir competências cada vez mais exigentes pelo mercado de trabalho globalizado. Na realidade, a educação rural brasileira nunca teve diretrizes políticas e pedagógicas determinadas, nem dotações financeiras que viabilizassem a institucionalização e manutenção de escolas com um nível de ensino de qualidade para toda a sua população. A Educação da zona rural do semi-árido, de uma maneira em geral, vive em situação dramática, desmotivando as pessoas para continuar os estudos e permanecer na região. Os professores são mal remunerados e não recebem capacitação adequada. As condições estruturais são precárias e muitas vezes inexistentes. Os índices de analfabetismo são de 21% para o Brasil e de 40% para o Nordeste, todavia que não estão computados aqueles que conseguem apenas escrever o nome. Ocorrem altos índices de repetência e de evasão escolar, provocados, na grande maioria das vezes, pela carência alimentar e pelo currículo escolar dissociado das atividades agropecuárias. Muitas famílias ficam impossibilitadas financeiramente em manter os filhos na escola, necessitando da mão de obra infanto-juvenil para a sobrevivência da família. Mesmo na população considerada alfabetizada, existe uma boa parte que mal consegue assinar o próprio nome.
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O CULTIVO DE CAJU NO SEMI-ÁRIDO
O cultivo do caju tem importância para do Semi-Árido nordestino, em virtude da geração de empregos no campo gerados na entressafra das culturas tradicionais como milho, feijão e algodão. De acordo com o último levantamento feito pelos pesquisadores da Embrapa a importância social do caju no Brasil traduz-se pelo número de empregos diretos que gera, dos quais 35 mil no campo e 15 mil na indústria, além de 250 mil empregos indiretos nos dois segmentos.
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CADÊ A TERRA E A VEGETAÇÃO DO SEMI-ÁRIDO
O Semi-Árido Brasileiro A área do Semi-Árido do Brasil foi delimitada pela EMBRAPA, em 1991, compreendendo o conjunto de suas unidades geo-ambientais onde ocorre vegetação dos diferentes tipos de Caatinga. O Semi-Árido Brasileiro se estende por uma área que abrange a maior parte dos Estados da Região Nordeste (86,48%), a região setentrional do Estado de Minas Gerais (11,01%) e o norte do Espírito Santo (2,51%), ocupando uma área total de 974.752 Km2.
Postado por Suzana às 20:56 0 comentários
CULTURA A FRICANA
Provérbios , crendices e superstições africanas SABEDORIA DE CARÁTER POPULAR: COLETÂNEA DE PROVÉRBIOS AFRICANOS - 1) "Numa luta entre elefantes, o prejudicado é o capim". 2) "Galo, não sejas tão orgulho! Afinal, tua mãe foi apenas uma casca de ovo". 3) "A união do rebanho obrigo o leão a ir dormir com fome". 4) "Ninguém experimenta a profundidade de um rio com os dois pés". 5) "Nunca se esqueça das lições aprendidas na dor". 6) "O tolo tem sede no meio de água".
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