BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

sábado, 21 de março de 2009

PROJETO ÁGUA

I – JUSTIFICATIVA: Reconhecendo a importância da água para a vida de todos os seres do planeta, e a iminente diminuição da mesma a cada dia, devido a problemas como: assoreamento dos rios, poluição, desperdício, foi escolhido esse tema visando sensibilizar e conscientizar o aluno, (este um transmissor de conhecimentos para toda a comunidade) atentando para o uso racional da água e da preservação do meio-ambiente, como forma de garantir uma fonte futura.II- Conteúdos: 1. CONTEÚDOS CONCEITUAIS: · Saber sobre a necessidade de se economizar água. · Reconhecer a importância da água para a vida e suas diversas utilidades. · Compreender o ciclo da água. · Conhecer as causas da poluição da água. · Identificar os cuidados que devemos ter com a água potável. 2. CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS: · Ouvir histórias, poesias e textos informativos relacionados ao tema. · Realizar experiências diversas com a água nos seus três estados. · Se possível observar um rio poluído, e que faça parte do bairro. · Observar as conseqüências dessa poluição no meio em que vive. 3. CONHECIMENTOS ATITUDINAIS · Economizar água nas diversas situações cotidianas em casa e na escola. · Colaborar para a preservação da água no meio-ambiente. II – OBJETIVOS GERAIS: * Perceber a dependência dos seres vivos em relação ao meio ambiente, em especial a água. * Reconhecer a ação do homem na transformação do meio ambiente, principalmente no que diz respeito à poluição e ao desperdício de água. Linguagem oral e escrita * Leitura de textos, histórias, parlendas, adivinhas que falem sobre o assunto. * Produção coletiva de pequenos textos MATEMÁTICA * Estatística (contas de água) (e porcentagem de água nos alimentos e no corpo). * Noções de massa (pesado/leve), volume (cheio/vazio) NATUREZA E SOCIEDADE * Observação do ciclo da água. * Conversa sobre o desperdício da água nas diversas situações cotidianas. VISUAL * Desenho livre e de observação. * Recorte e colagem AVALIAÇÃO * Hora social e/ou exposição de trabalhos.

0 comentários: