BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

domingo, 29 de março de 2009

PROJETO PÁSCOA

I - JUSTIFICATIVA

Este trabalho tem por finalidade levar os alunos o conceito de “Páscoa”, e suas principais características e a importância da mesma na vida de todos nós. Acredito na importância de se valorizar as diversas manifestações culturais em nosso meio, e que deve ser resgatado através de um fazer, conhecer e reinterpretar através de desenhos, textos e expressões artísticas.

II - OBJETIVO GERAL Contribuir para que os alunos possam ampliar os conhecimentos acerca do significado da “Páscoa”. III - OBJETIVOS ESPECÍFICOS Levar os alunos à: · Conhecer o significado de “Páscoa”; · Destacar os símbolos da Páscoa e o conceito de cada um; · Vivenciar, valorizar e respeitar o verdadeiro sentido da Páscoa em sua vida.

IV- METODOLOGIA UTILIZADA Coletar os conhecimentos prévios dos alunos em relação ao tema em destaque. Dar oportunidade aos alunos de observar os diferentes símbolos da Páscoa através de fotos, músicas e vídeos. Realizar atividades em grupos e individuais através de recortes e colagem sobre o tema acima. Serão realizadas atividades envolvendo a confecção de cartazes com desenhos e mensagens, produção de textos e expressões artísticas sobre a “Páscoa”. V- RECURSOS UTILIZADOS Fotos, revistas, , cartolinas, EVA, tesoura, cola branca, papel, pincéis, CDs, aparelho de som, televisão. VI- DESENVOLVIMENTO Primeiramente, será feito um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos em relação ao tema em destaque. Posteriormente, serão desenvolvidos vários trabalhos didáticos em sala de aula, envolvendo o tema em destaque. Os alunos realizarão várias atividades tais como: leitura de textos cruzadinhas, confecção de um mural com as atividades realizadas durante o desenvolvimento do projeto.

Português:

- Desenho, leitura e escrita dos símbolos da Páscoa: (OVO, COELHO, VELA,CRUZ)

- Música: Coelho da Páscoa

- Estudo de palavras-chave, sílabas e letras

- Cruzadinhas e caça-palavras

Matemática:

- Numerais a partir da música “Coelhinho da Páscoa”

- problemas envolvendo o tema Páscoa

História e Geografia

- Confecção de livrinho sobre a Páscoa

-Pesquisas

Ciências:

-Alimentação: ingredientes utilizados para fazer o ovo de páscoa

-Comer com moderação o chocolate (benefícios e prejuízo à saúde)

ARTES: Máscara , desenhos, confecção de lembrancinhas de páscoa

ED. FÍSICA: Coelho na toca

VII - CULMINÂNCIA

Os alunos finalizarão o projeto fazendo uma demonstração de todas as atividades desenvolvidas durante o projeto. VIII - AVALIAÇÃO A avaliação será feita através de registros dos alunos por parte da professora, frente as atividades tanto individual quanto coletiva no decorrer do desenvolvimento do projeto. Será observado a criatividade e o conhecimento alcançado, o senso crítico e a organização dos materiais pelos alunos durante as atividades propostas em sala de aula .

1 comentários:

Anônimo disse...

Querida Suzana, este projeto chegou na hora certa, estava precisando de umas idéias legais pra montar um projeto sobre a Páscoa o mais rápido possível e o seu é da "hora".

Abraços!!!
Mari