BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

quinta-feira, 5 de março de 2009

Projeto para início das aulas

Tema: Adaptação - Integração Tempo de duração: Mês de março - 2009

Justificativa: O início das aulas é um momento que mistura alegria, tristeza, ansiedade, novidade e choro. Justamente por se tratar de algo novo para a criança requer um período de adaptação, especialmente para as que estão indo para escola pela primeira vez. A fase de adaptação pode durar alguns minutinhos, horas, dias e até meses... depende da criança. Cabe a escola realizar a acolhida das crianças e que a adaptação ao novo espaço seja da melhor forma possível. Objetivos: -Facilitar o entrosamento, despertar a cordialidade e espontaneidade. -Propor atividades que colaborem para a aproximação entre os colegas, ou entre eles e crianças novas;

-Colaborar para que as crianças sintam prazer em estar na escola;

-Fortalecer o vínculo afetivo e um diálogo aberto; -Elaborar os combinados, de acordo com a necessidade do grupo; -Proporcionar atividades que contribuam para a livre expressão: falada, gesticulada, cantada ou através de desenhos. -Verificar as fases de escrita dos alunos. Conteúdos: Português Conversas, relatos de vivências, narração; Nomes dos colegas, da professora e dos funcionários. Crachá e cartaz com lista de nomes; Alfabeto; Histórias infantis; Sondagem da escrita. Matemática Contagem oral; Jogos; Leitura de calendário. Situações-problemas. História e Geografia Regras de convivência. Observação dos diferentes ambientes do espaço escolar. A história de vida do aluno. Artes: Pintura; Recorte e colagem; Dramatizações; Músicas diversas. Educação Física: Roda cantada; Brincadeiras e jogos. Desenvolvimento: · Acolhida: Receber as crianças com carinho e alegria; · Apresentações e dinâmicas de grupo; · Atividades para conhecer os alunos: Quem sou eu? · Passeio pela escola para conhecer as dependências e os funcionários; · Atividades sobre valores e regras na escola; · Brincadeiras e jogos; · Trabalhos com músicas (fazer interpretações de forma oral, gestos, escrita e desenhos); · Atividades orais (roda da conversa) onde os alunos poderão expressar suas expectativas quanto a escola, suas emoções, seus sentimentos; · Atividades com nomes (crachás) e alfabeto; · Sondagem da escrita; · Situações-problemas (quantos alunos faltaram, quantos meninos são etc) Culminância: Realizar uma gincana de brincadeiras objetivando que o importante é que todos se divirtam (corrida do saco, pula corda, cobra-cega, corrida da batata, show de calouros, dança das cadeiras).

0 comentários: